São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confederação traz aparelhos para o nado perfeito

FERNANDA PAPA; FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) trouxe equipamentos dos EUA para ajudar a preparação de seus atletas para o Campeonato Mundial, em janeiro, na Austrália.
Segundo Ricardo de Moura, diretor técnico da CBDA, um aparelho de biomecânica, por exemplo, chamado Sybex tem melhorado a avaliação muscular dos atletas e permitido análise e correção mais precisa dos movimentos na água.
"Se o atleta tem deficiências comprovadas enquanto nada, pode melhorar, pois o aparelho identifica exatamente o que deve ser mudado para o nado ser perfeito", explica Moura.
Fernando Scherer, que ficou seis meses sem treinar depois da Olimpíada de Atlanta, com problemas de ombro e joelho, foi orientado pelo médico da CBDA, Claudio Cardono, que usou o Sybex.
"Ele tinha 13% do lado direito mais desenvolvido, e isso foi corrigido. Também tinha perdido muito peso, e depois de exames de função e estrutura ficou equilibrado", comenta Moura, ressaltando que os atletas só são examinados com a autorização dos técnicos de seus clubes.
(FeP) e (FI)

Texto Anterior: Quem já se classificou
Próximo Texto: Forest Gump inspira futuro do 'ping-pong'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.