São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

É batata! Essas questões caem na Fuvest

BRUNO GARCEZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Poucos se atreveram a pôr a mão no fogo. Alguns se arriscaram a dizer que determinados assuntos são "batata" ou "quentíssimos".
Para o coordenador de química do Objetivo, Antonio Mario Salles, equilíbrio químico e eletroquímica são "batata".
"Cálculo estequiométrico também é quentíssimo, e todo ano cai uma questão de bioquímica envolvendo os hidratos de carbono", diz ele.
O coordenador de português do curso CPV, Izaldil Tavares de Castro, prefere não pôr a mão no fogo. "A banca examinadora sempre surpreende", afirma. No entanto, ele dá uma pista: "A entrada de 'Os Melhores Contos de Rubem Braga' na lista dos livros pedidos este ano não deve ter sido de graça".
Em gramática, Castro diz que a Fuvest gosta de perguntas sobre ocorrência de crase e não dispensa questões sobre emprego de verbos impessoais.
"Costumam cobrar concordância verbal e flexão dos verbos irregulares; em literatura, deve cair algo sobre Dom Casmurro", diz o coordenador de português do Objetivo, José Francisco Lé. Ele acrescenta que a prova de português não privilegia a decoreba, mas a interpretação.
Durval Antunes Filho, coordenador de inglês do CPV, aconselha a leitura das revistas "Time", "Newsweek" e "Scientific American". "Também podem cair questões sobre voz passiva e sentenças condicionais."

LEIA MAIS sobre as dicas dos professores à pág. Esp. 6

Próximo Texto: CALENDÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.