São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflitos no Oriente Médio duram séculos

CINILIA T. GISONDI OMAKI
MARIA ODETTE BRANCATELLI

CINILIA T. GISONDI OMAKI; MARIA ODETTE BRANCATELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Iraque voltou ao noticiário internacional ao proibir a inspeção de suas instalações militares pela ONU. Mas os conflitos no Oriente Médio existem há séculos.
Berço de culturas antigas, a rica região foi submetida aos imperialismos macedônico, romano e muçulmano. Iraque e Irã formaram-se com o fim do Império Otomano, após a Primeira Guerra, libertando-se depois do controle britânico.
Em 1979, no Irã, a revolução fundamentalista do aiatolá Khomeini derrubou o governo pró-ocidental do xá Reza Pahlevi. A ameaça de expansão do radicalismo muçulmano abalou interesses do Ocidente e de Saddam Hussein, que acabara de assumir o poder no Iraque.
Saddam, reivindicando territórios anexados pelo Irã, invadiu-o em 80. A Guerra Irã e Iraque gerou um novo jogo de alianças, sendo o Iraque armado e apoiado principalmente por EUA, URSS e países ocidentais e árabes.
Terminada a guerra em 88, os inimigos estavam abalados. O Iraque, embora endividado, contava com um poderoso arsenal bélico.
Em 90, Saddam invadiu o estratégico Kuait. Além do petróleo, havia a ambição de tornar o ditador de Bagdá o líder do mundo árabe. Dessa vez, porém, os países voltaram-se contra o Iraque.
Na Nova Ordem, os EUA, potência isolada, à frente de uma coalizão internacional, desencadeou a Guerra do Golfo, em janeiro de 91. Semanas depois, o Iraque retirou-se do Kuait, e a ONU ampliou as sanções militares e econômicas.
Atualmente, essas sanções estão sendo rediscutidas. Os EUA querem mantê-las; França e Rússia pensam em suspendê-las, por interesses comerciais. E Saddam se aproveita, desafia a liderança dos EUA e mobiliza os iraquianos, provocando a maior crise desde a Guerra do Golfo.

Maria Odette Simão Brancatelli e Cinilia T. Gisondi Omaki são professoras de história do Colégio Bandeirantes.

Texto Anterior: Paisagismo; Nutrição; Nutrição 2; Polícia; Comunicação
Próximo Texto: VEJA SE APRENDEU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.