São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferencie os hormônios vegetais

SYLVIA MAESTRELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os hormônios vegetais atuam nas plantas controlando seu crescimento e desenvolvimento.
Há uma classe de hormônios denominada auxinas, e a mais importante entre elas é o AIA (ácido indolacético ou indoilacético), que é produzido principalmente no meristema apical do caule e transportado em direção às raízes.
As giberelinas atuam, juntamente com as auxinas, no desenvolvimento dos frutos e com as citocininas no processo de germinação de sementes.
As citocininas são hormônios que estimulam a divisão celular. Juntamente com as auxinas, elas controlam a dominância apical, tendo efeitos antagônicos. Enquanto as auxinas (que vão do caule para a raiz) inibem o desenvolvimento das gemas laterais, as citocininas (que vão da raiz para o caule) estimulam o desenvolvimento dessas gemas.
O ácido abscísico é um hormônio inibidor do crescimento das plantas. Atua principalmente no inverno e quando a planta é submetida a condições adversas.
Por fim, o gás etileno tem como função principal induzir o amadurecimento dos frutos. Além disso, juntamente com a auxina, promove a abcisão das folhas de plantas decíduas.

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: VEJA SE APRENDEU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.