São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem de carga descarrila em linha já afetada

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Treze vagões de um trem de carga da empresa MRS, que comprou a malha sudeste da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), descarrilaram à 0h20 de ontem entre as estações Engenheiro Goulart e Ermelino Matarazzo, na linha leste-variante da CPTM, que liga Poá (Grande São Paulo) ao centro.
O trem que estava vazio, mas era do tipo que transporta cimento, saiu de Calmon Viana, em Poá, e se dirigia ao centro.
O descarrilamento, que não teve vítimas, paralisou parcialmente e provocou lentidão dos trens no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e São Miguel, na zona leste de São Paulo, que foi parado para a troca de trilhos até as 16h05.
Enquanto era feito o conserto, o intervalo dos trens dobrou de 12 para 24 minutos e o transporte entre as estações fechadas foi reforçado por 20 ônibus do Paese (Plano de Assistência entre Empresas em Situações de Emergência).
O descarrilamento destruiu 150 metros de trilhos, mas não prejudicou a rede aérea (que alimenta de energia os trens).
A passagem de trens de carga é permitida nas linhas de passageiros da CPTM das 0h às 4h, quando os trens param para manutenção e nos horários de baixo número de passageiros, o chamado vale.
No dia 27 de outubro, na mesma linha leste-variante, entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel, um trem de passageiros descarrilou, destruindo um pórtico de sustentação de rede aérea.
Com a substituição de trem por ônibus do Paese no trecho, houve tumulto na entrada e saída dos passageiros do trem nos ônibus.
Apesar da recuperação do trecho, a CPTM decidiu que manteria os ônibus até a meia-noite de ontem, de forma preventiva.

Texto Anterior: Obras ficam para outro verão
Próximo Texto: CPTM não tem controle de trens de carga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.