São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Febem fecha unidade para menor carente

Casa acolhia crianças de 0 a 2

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Criança, Família e Bem-Estar Social desativou ontem a unidade de acolhimento de menores carentes Sampaio Viana, no Pacaembu (zona noroeste de São Paulo).
Às 15h de ontem foram transferidos os 21 últimos bebês da unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor).
As crianças transferidas tinham entre 0 e 2 anos. Elas foram levadas em duas peruas e em um carro para a nova unidade, no bairro do Belém (zona sudeste de SP).
Segundo o chefe de gabinete da Febem, Remi Banardi, a desativação da unidade Sampaio Viana começou há 1 ano e 6 meses.
As crianças estão sendo levadas para seis novas unidades supervisionadas pela Febem. Três unidades são administradas diretamente pela fundação e as outras foram terceirizadas, segundo Banardi.
A unidade Sampaio Viana abrigava cerca de 500 crianças. Segundo Remi Banardi, a Febem pretende se desfazer do imóvel onde funcionava a unidade Sampaio Viana.
O chefe de gabinete disse que a intenção não é vender o imóvel, mas trocá-lo por equipamentos.
Ou seja, a Febem pretende trocar o terreno e as instalações da unidade por outros prédios que possam ser ocupados por crianças e adolescentes infratores ou carentes.
Tombamento
"Nós contamos com um impasse que é o possível tombamento histórico de parte do prédio da unidade. O processo de tombamento está sendo analisado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo)", disse o chefe de gabinete.
A unidade abrigava crianças carentes e abandonadas. A criança carente é aquela que está em um abrigo do Estado porque a família não pode sustentá-la. Os pais são conhecidos e ela não pode ser adotada. A criança é considerada abandonada (e pode ser adotada) quando o Estado esgota os meios cabíveis para localizar os pais.

Texto Anterior: CPTM não tem controle de trens de carga
Próximo Texto: Superlotação pode ter provocado infecção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.