São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prepare seu estômago: o sadomasô vem aí

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Se é verdade que o tapuia tem por hábito absorver sem questionar todo e qualquer modismo lançado pelos vizinhos ricos do Hemisfério Norte, é melhor ir preparando o estômago, ó mimoso leitor.
Nos Estados Unidos, a moda agora é achar graça em práticas sadomasoquistas.
Alguns anos atrás seria impensável ver estampadas em publicações que atendem ao público mainstream fotos com ingredientes clássicos da arte de machucar por prazer, como máscaras de couro preto, chicotes e coleiras.
Pois esses símbolos agora estão por toda a parte. Do salto fino de metal do modelo mais vendido da coleção de sapatos Gucci desta estação ao piercing no mamilo e à roupa de látex vestidas por Janet Jackson na foto da capa de seu mais recente disco, "The Velvet Rope" (a corda de veludo).
Até a publicidade aderiu à onda. Um comercial da cerveja americana Bass mostra um escravo lambendo as botas de uma mulher.
Não se iluda, porém, de que os americanos finalmente tenham resolvido mandar às favas aquelas idéias tacanhas defendidas desde os tempos em que o Mayflower aportou na costa da Virgínia.
No país onde pastores reacionários, como Jerry Fallwell, reinam e onde a "moral majority" está sempre alerta para cortar as asinhas dos Roberts Mapplethorpes e Lennys Bruces da vida, até uma Marquês de Sade teria de andar na linha e seguir à risca as regras do pensamento politicamente correto.
Veja como Janet Jackson, a irmã mais talentosa de Michael Jackson justifica, na edição do jornal "Village Voice" de 11 de novembro, a escolha do tema da capa de seu novo disco: "A expressão de fantasias sexuais pode ser maravilhosa se existe confiança, amor e compreensão."
Nos clubes de Nova York, onde casais adeptos do sadomasô se reúnem para trocar uma idéia e tomar uma cervejinha depois do expediente, o lema "seguro, saudável e consensual" é repetido em coro toda vez que algum tipo de fiscalização bate à porta.
Há de se tirar o chapéu para os norte-americanos. Só mesmo eles têm o talento para transformar o que quer que seja em objeto de consumo.
Só resta esperar para ver Mickey Mouse e sua Minnie liderando a "sadomasô parade" na Disneyworld.

Texto Anterior: Veja como foi o assalto
Próximo Texto: Xarope São João; Tupperware; Desperdício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.