São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Henrique Morelembaum rege 'Missa de Santa Cecília'

DA SUCURSAL DO RIO

A sala Cecília Meireles encerra amanhã às 19h30 a temporada 97 com a apresentação da peça "Missa de Santa Cecília" -a última obra composta pelo padre José Maurício (1767-1829) e que estreou em 1826.
A obra será apresentada por quatro solistas (dois masculinos e dois femininos), coro de 60 vozes e pela Orquestra Sinfônica Brasileira, com regência do maestro Henrique Morelembaum.
Apesar de ser considerada uma das melhores obras compostas pelo padre José Maurício, a "Missa de Santa Cecília" é pouco executada -talvez pelas dificuldades de sua partitura.
Uma das principais dificuldades: ao escrever a parte dos solistas, o compositor pensava nas vozes dos "castrati" (homens que eram castrados para ter vozes femininas). "Isso será uma dificuldade a mais para os cantores", explica o maestro Morelembaum.
Há poucos registros de execução da "Missa de Santa Cecília". No século 19, teria sido apresentada duas vezes. A primeira execução no século 20 aconteceu em 1959. No Rio, foi apresentada pela última vez em 1980.

O quê: Missa de Santa Cecília
Regência: Henrique Morelembaum
Onde: sala Cecília Meireles (largo da Lapa, 47, centro, tel. 021/224-3913)
Quando: amanhã, às 19h30
Quanto: R$ 20 (platéia) e R$ 15 (balcão)

Texto Anterior: Cinema é tema de duas exposições
Próximo Texto: Conto de Poe vira peça da Cia. dos Atores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.