São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTINARI EM 208 OBRAS

ANA FRANCISCA PONZIO

Depois de Monet e Michelangelo, a programação que comemora os 50 anos do Masp inaugura dia 25 para o público outra grande exposição, desta vez dedicada ao brasileiro Cândido Portinari (1903-1962).
Esta retrospectiva, a mais importante já realizada sobre o pintor, é resultado de dezoito anos de pesquisas realizadas pelo Projeto Portinari, dirigido pelo filho do artista, João Cândido Portinari, e Christina Penna. Ambos assinam a curadoria da mostra, que reúne cerca de 208 obras, entre pinturas, desenhos, painéis e gravuras. Embora organizada de forma cronológica, a retrospectiva não é linear. Segundo Christina, a proposta é revelar a obra multifacetada de Portinari, enfocando o sentido dramático e poético de seus temas.
Para chegar à coleção que estará no Masp, os curadores catalogaram mais de 4.600 obras, localizadas no Brasil e em diversos países. Quadros que se tornaram clássicos, como "Café", "Mestiços" e "Retirantes", estão presentes na exposição, que também inclui os famosos retratos feitos por Portinari de personalidades como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rêgo, Radamés Gnatalli.
Mesmo os ângulos controversos da arte de Portinari podem ser captados na retrospectiva. Grande mestre para alguns, o pintor nunca foi unanimidade. Nascido em uma fazenda de café do interior de São Paulo, recebeu críticas ao se tornar o artista oficial da ditadura de Getúlio Vargas, época em que criou painéis para diversos edifícios públicos. Entre a inovação e o academicismo, Portinari paira, no entanto, como um sinônimo de pintura brasileira.

RETROSPECTIVA PORTINARI - Masp (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, região central, tel. 251-5644). Ter. a dom.: 9h às 21h. Até 1/02. Ingr.: R$ 8 (até 10 anos e acima de 65 anos grátis).

Texto Anterior: Autran vira teatro em Santo Amaro
Próximo Texto: Pinacoteca expõe fotos contra Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.