São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brotoeja e urticária irritam pele

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O calor, o sol e o aumento do suor também podem levar ao aparecimento de algumas alterações na pele durante o verão.
Descontando as queimaduras provocadas pelo sol -de longe, o problema de pele mais frequente nessa época do ano-, a mais comum delas é a miliária (ou simplesmente brotoeja) -pequenas "bolinhas" de cor avermelhada que aparecem pelo corpo.
A dermatologista Lilian Ota explica que, em crianças, as brotoejas são mais comuns em regiões das dobras da pele e da nuca. Em adultos, elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo.
As brotoejas são inflamações das glândulas sudoríparas (que produzem o suor) e que ficam na pele. As glândulas não conseguem colocar para fora todo o suor produzido, que acaba extravasando para a derme (camada da pele), formando pequenas lesões.
Outra lesão comum é uma alergia ao calor conhecida como urticária colinérgica. São placas vermelhas que incham, podem se agrupar e coçam muito.
Segundo Lilian, é importante lembrar que, nessa época do ano, é normal a pele ficar com maior umidade (pela transpiração) e ter coloração mais rosada (pela vasodilatação).
Ficar em ambiente mais fresco, usar roupas mais leves, evitar período de pico de calor e tomar alguma medicação antialérgica (sempre prescrita pelo médico) são alguns dos recursos para aliviar os problemas de pele.
(JB)

Texto Anterior: 'Vítima' do calor sofre de taquicardia e náusea
Próximo Texto: Tomar leite todo dia previne osteoporose; Universidade de AL faz reunião médica; Vício precoce dificulta cura, conclui estudo; Agentes comunitários fazem reunião em SP; FDA facilita consulta sobre medicamentos; Livro analisa compra e venda de órgãos; Baía é descontaminada após desastre no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.