São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Schürmann inicia volta ao mundo

OTÁVIO CABRAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A família Schürmann tenta repetir, a partir de hoje, a façanha do português Fernão de Magalhães, primeiro navegador a dar a volta ao mundo, entre 1519 e 1522, passando pelos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
Os Schürmann zarpam às 15h de hoje de Porto Belo, a 55 km de Florianópolis (SC), no veleiro Aysso -que significa formoso e perfeito em tupi-guarani. Eles devem voltar ao Brasil no dia 21 de abril do ano 2000, quando o país comemora 500 anos do descobrimento.
A saída havia sido planejada para 26 de outubro, mas foi adiada para evitar tempestades marítimas geradas pelo El Niño.
Essa será a segunda aventura marítima dos Schürmann. A primeira durou dez anos, entre 1984 e 1994, a bordo do mesmo navio, então batizado de Guapos. A viagem, que passou por 42 países, virou livro: "Dez Anos no Mar - A Aventura da Família Schürmann", escrito por Heloísa Schürmann, 49.
Nesta viagem, vão Heloísa, seu marido, o economista Vilfredo, 49, e os filhos Pierre, 29, David, 23, e Wilhelm, 21. A única marinheira de primeira viagem será a garota Katherine Schürmann, 5, adotada há dois anos no Brasil.
Educação
O projeto dos Schürmann, denominado Magalhães Global Adventure, deverá ser acompanhado pela Internet por cerca de 1,5 milhão de pessoas -500 mil no Brasil. Imagens em vídeo, fotos e sons da viagem serão transmitidas em tempo real para a home page dos navegadores em três idiomas: português, espanhol e inglês.
Um acordo entre os Schürmann e a empresa Trend Tecnologia Educacional também vai levar as principais experiências da viagem a mais de 200 escolas no Brasil.
O projeto Educação na Aventura vai transmitir conferências interativas pela Internet dos principais pontos por que o veleiro passar.
Uma equipe de biólogos, oceanógrafos e antropólogos irá acompanhar a viagem em terra e, em alguns momentos, irá a bordo para selecionar as informações de interesse dos estudantes.
"O grande avanço desta viagem é que todo mundo vai poder acompanhá-la e os estudantes vão poder navegar em um projeto educacional", afirma Heloísa.
O programa "Fantástico", da Rede Globo, também irá passar, uma vez por mês, um filme de dez minutos sobre a aventura.

Home page: www.schurmann.com.br
E-mail: familia@schurmann.com.br

Texto Anterior: Ladeira 'Deus me livre' vira 'Graças a Deus'
Próximo Texto: Grupo cria um centro ecológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.