São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2ª Guerra causou boom de inglês

DA REPORTAGEM LOCAL

O boom da influência do inglês no Brasil ocorreu no fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
No período da guerra, os contatos brasileiros com os EUA aumentam, mas é por meio da música e do cinema que a cultura norte-americana se infiltra aqui.
"O cinema criou uma simpatia generalizada pelo inglês no Brasil", afirma Osvaldo Humberto Ceschin, professor-doutor de língua portuguesa da USP.
A entrada do inglês no Brasil é, no entanto, muito anterior à 2ª Guerra. A influência veio com os portugueses, fortemente afetados pelo poder da Inglaterra.
Mais tarde, no período da independência, a relação do Brasil com os ingleses se aproxima mais. É a época dos maiores negócios com a Inglaterra, após o apoio dado pelo país à independência.
Os ingleses desembarcam no Brasil para construir ferrovias, portos etc. Ceschin afirma ainda que o futebol foi um grande fator de assimilação do inglês.
No início do século, no entanto, a grande influência cultural era da França. Era a língua dos intelectuais, da elite, o segundo idioma que se aprendia nas famílias ricas. "Isso muda na 2ª Guerra. O francês passa a ser a língua de apenas alguns setores, como a filosofia."
Nos anos 80 e 90 é que acontece o grande "pulo" do inglês. Segundo Ceschin, essa mudança é diferente da que ocorreu na 2ª Guerra. "Não é mais questão de relação entre países. Com o fim da guerra fria, o inglês fica universal."

Texto Anterior: Lei determina o uso do francês
Próximo Texto: Saiba como sobreviver ao calor do verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.