São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAWRENCE E 'LADY'

David Herbert Lawrence - (1885-1930) Filho de um mineiro e de uma ex-professora, D.H. Lawrence tornou-se objeto de amor possessivo pela mãe após a morte do irmão mais velho.
Após ter se formado, Lawrence abandonou o magistério. Em 1912, apaixonou-se por uma mulher divorciada, passando a viver com ela na Áustria e Itália.
Em 1914, de volta à Inglaterra, é tachado de rebelde e tem seu romance "O Arco-Íris" apreendido, acusado de obscenidade. Em 1920, publica "Filhos e Amantes", baseado nas relações conflituosas com a mãe.
D.H. Lawrence escreveu também poesias e ensaios.

"O Amante de Lady Chatterley" (1928) - Mulher de um aristocrata que ficou impotente na Primeira Guerra, Connie Chatterley se apaixona por Mellors, um guarda-florestal. Grávida de Mellors, Connie abandona o marido e a posição social para viver com o amante.
Foi o primeiro romance a mostrar com crueza as vinculações entre sexo e relações de classe na sociedade inglesa. Ficou proibido na Inglaterra até 1960.

Texto Anterior: JOYCE E 'ULISSES'
Próximo Texto: INDIVÍDUO SENSACIONAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.