São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GNT revive a História do Brasil

ELAINE GUERINE
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir desta terça, o telespectador do canal pago GNT revive os últimos 50 anos da História do Brasil. Com orçamento de R$ 1,4 milhão, a série patrocinada pelo BankBoston e co-produzida pela TV1 traça um panorama dos principais fatos políticos, sociais, econômicos e culturais no país nesse período.
"A História de Todos Nós - 50 Anos de Brasil", que será exibida em quatro programas, promete divulgar material inédito -como o conteúdo de uma fita gravada pelo Serviço Nacional de Informação em que se ouve trechos da preparação do Ato Institucional nº 5.
A estrutura narrativa da série não é linear. "Os programas são temáticos. Podemos passar do Golpe de 64 para a morte de Ayrton Senna", diz Augusto Nunes, vice-presidente de comunicação do BankBoston e o idealizador do projeto.
"Nosso país produz muito pouco documentário com imagens em movimento. Para esse trabalho, conseguimos recolher material sobre personalidades brasileiras que foi gravado no exterior. A qualidade é superior", afirma.
No Brasil, a maior parte do material foi selecionada no Arquivo Nacional, no Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas e na Rádio Nacional.
"Brasileiro, Profissão Esperança", o primeiro programa, destaca a vida política, passando pelos anos de regime militar. Também aborda os períodos de esperança, quando o espírito democrático levou ao poder presidentes como Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.
O segundo programa, "Não Verás País Nenhum como Este", mostra o pioneirismo de Kubitschek na implantação da indústria automobilística no Brasil. O programa lembra ainda a construção de Brasília.
As diferenças culturais são o tema do terceiro programa, "Yes, Nós Temos Banana". Entre os assuntos estão o Tropicalismo, os filmes da Atlântida e da Vera Cruz, a Bossa Nova, o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) e o mangue beat de Chico Science.
"Viva o Povo Brasileiro", a quarta e última parte da série, trata das mudanças que o brasileiro sofreu com os movimentos populares. A luta pelas eleições diretas, os movimentos estudantis e sindicais e o trabalho das ONGs são abordados.
Depoimentos de personalidades e de pessoas anônimas ajudam a compor a narrativa do documentário. O quarto programa traz uma declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Estamos passando por uma transformação muito profunda", diz Cardoso.

"A História de Todos Nós - 50 Anos de Brasil" - série em quatro capítulos; GNT (Net/Multicanal), terça a sexta, 23h

Texto Anterior: Socialite elege colunista do ES
Próximo Texto: Fox reprisa série 'Arquivo X'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.