São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasto de campanha da OAB divide opinião

Algumas campanhas passaram de R$ 1 mi

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O volume de propaganda e os gastos de campanha realizados pelas cinco chapas que concorreram ontem à eleição do novo presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) dividiram a opinião dos eleitores.
A maioria disse que as despesas comprometem a imagem da OAB de austeridade e combatividade do abuso do poder econômico.
Outros, no entanto, disseram que os gastos são explicáveis por resultarem de uma concorrência acirrada. Eram esperados cerca de 120 mil eleitores em todo o Estado.
A Folha apurou que algumas campanhas passaram de R$ 1 milhão. O resultado oficial da eleição será divulgado hoje. O presidente da OAB não recebe salário.
"Esses gastos criam uma situação vexatória para a ordem", disse o advogado Ademir Beneplácido. "As despesas poderiam ser mais discretas. Em campanhas caras, as pessoas ficam comprometidas", afirmou a eleitora Maria Eulina. "Esse exagero de gasto deve ser evitado", disse Francisco Fernandes de Souza.
"A OAB-SP está adquirindo características mais democráticas e por isso exige uma campanha mais consistente", afirmou Paulo Vernini Freitas. "É uma questão de democracia", disse uma advogada que não quis se identificar.
Concorreram os advogados Clito Fornaciari Júnior, Euro Bento Maciel, Raimundo Hermes Barbosa, Roberto Ferreira e Rubens Approbato Machado. Os mais cotados eram Euro, Approbato e Ferreira.
O número de eleitores no Centro de Convenções do Anhembi -cerca de 40 mil- foi o responsável, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por 63 km de congestionamentos, às 12h30, -o dobro do normal- no corredor de acesso ao local.
Eleitores tiveram de esperar mais de 20 minutos pelas vans fretadas pela OAB-SP para levar os advogados da estação Tietê do metrô para o Anhembi. A eleição no largo São Francisco (centro) contou com trio elétrico e bandinhas.

Texto Anterior: Votação acaba em pancadaria em SP
Próximo Texto: Crime similar ocorreu em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.