São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Approbato sai na frente em apuração na OAB

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato Rubens Approbato Machado (chapa Ação 2000) liderava a disputa pela presidência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), segundo apuração feita até as 22h30 de ontem. Essa é a eleição mais disputada do órgão nos últimos dez anos.
Ele contava com 14.007 votos (24,96%) de um total de 56.538 apurados (24,77%). Approbato, 64, é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
Em segundo lugar, vinha o candidato Roberto Ferreira (Oposição A - Realização com Justiça Social), com 12.865 votos.
Na terceira colocação, aparecia o nome do candidato da situação Euro Bento Maciel (chapa Unidade), que somava 10.656 votos.
Raimundo Hermes Barbosa (Independente - Força e Participação) estava em quarto lugar com 7.999 votos. Clito Fornaciari Júnior (Ordem para os Advogados), em último, com 7.829 votos.
Os votos brancos e nulos somavam 3.191 (5,6% do total).
Campanha
O volume de propaganda e os gastos de campanha realizados pelas cinco chapas que concorreram ontem à eleição do novo presidente da OAB-SP dividiram a opinião dos eleitores.
A maioria disse que as despesas comprometem a imagem da OAB de austeridade e combatividade do abuso do poder econômico.
Outros, no entanto, disseram que os gastos são explicáveis por resultarem de uma concorrência acirrada. Eram esperados cerca de 120 mil eleitores em todo o Estado.
A Folha apurou que algumas campanhas passaram de R$ 1 milhão.
O resultado oficial da eleição será divulgado hoje. O presidente da OAB não recebe salário.
"Esses gastos criam uma situação vexatória para a Ordem", disse o advogado Ademir Beneplácido. "As despesas poderiam ser mais discretas. Em campanhas caras, as pessoas ficam comprometidas", afirmou a eleitora Maria Eulina. "Esse exagero de gasto deve ser evitado", disse Francisco Fernandes de Souza.
"A OAB-SP está adquirindo características mais democráticas e por isso exige uma campanha mais consistente", afirmou Paulo Vernini Freitas.

Texto Anterior: Falta de espaço adequado adia o início de feira na Roosevelt
Próximo Texto: Produtor dos Raimundos em Santos é indiciado pela polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.