São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dalberto toca no Memorial

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pianista francês Michel Dalberto, 42, toca hoje o "Concerto nº 5", ou "Imperador", de Beethoven, na inauguração do novo piano da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
O instrumento custou R$ 100 mil e foi escolhido na sede da Steinway (Hamburgo) pelos pianistas brasileiros Jean Louis Steuerman e Ricardo Castro.
Completa o concerto de hoje a "Sinfonia nº 3", ou "Escocesa", de Mendelssohn, com regência de Roberto Minczuk, que trabalhará, no ano que vem, como maestro-assistente da Filarmônica de Nova York.
Embora o "Imperador" seja um dos concertos para piano e orquestra mais conhecidos do repertório, ele é quase uma novidade para solista, regente e Osesp.
"Faz muito tempo que não toco o 'Imperador'", afirma Dalberto, que acaba de assinar um contrato de exclusividade com a gravadora BMG para fazer três discos de autores franceses, como Debussy e Ravel.
"Só regi o 'Imperador' uma vez", completa Minczuk. E, nos ensaios, muitos músicos da orquestra demonstraram estar tomando contato com a obra pela primeira vez.
A Osesp que toca hoje no Memorial é bem diferente daquela que tocará nos 80 concertos previstos na agenda da orquestra do ano que vem.
Os 16 músicos do Leste Europeu (Bulgária e Romênia), que vieram para completar as cordas da Osesp, não foram aprovados nas provas internas e voltam a seus países no final deste ano.
Em compensação, em março de 98, devem chegar os 22 instrumentistas aprovados, entre mais de 600 inscritos, no teste realizado em Nova York, entre 6 e 9 de novembro.
Ainda em março do ano que vem, está programado um novo concurso em São Paulo, visando completar os quadros da orquestra.
O consultor artístico da Osesp, o maestro John Neschling, está negociando um contrato para a gravação de três discos pelo selo sueco Bis.
Também para 98, estão previstas turnês na Europa (incluindo Turim, Besançon, Milão e Viena) e no México, nos meses de setembro e outubro.

Concerto: Michel Dalberto (piano) e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por Roberto Minczuk
Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 16h30
Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-9611)
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Bulgária aplaude 'Fosca' por 23 minutos
Próximo Texto: Grafite expõe homens e ruínas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.