São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAC expõe arte cinética de Soto

TATIANA REZENDE

"Penetrar" na obra de arte. Isso é o que o venezuelano Jesús Soto proporciona aos visitantes de suas exposições.
Os trabalhos de um dos principais representantes da arte cinética mundial (na qual as criações tridimensionais criam sensações de movimento e mutação) podem ser vistos até 10 de janeiro no Museu de Arte Contemporânea da USP. A retrospectiva reúne 82 obras -72 pinturas, nove objetos e uma gravura produzidas entre 1953 e 1996. As peças pertencem a coleções públicas e particulares de várias partes do mundo.
Dois dos destaques da mostra são "Mural", que esteve na "Bewogen Beweging" -uma exposição dedicada à arte cinética em Amsterdã, realizada em 1961- e "Sphère Concorde" (1996), feita em madeira pintada, fios de náilon e alumínio. A retrospectiva também conta com trabalhos pouco conhecidos pelo público brasileiro. São aqueles da primeira fase do artista, como "Metamorphose", de 1953 e "Deux Carrés Dans L'Espace", do ano seguinte.
Utilizando materiais como fios de náilon, metais finos, madeira e alumínio, Soto instiga o espectador por meio de estímulos sensoriais. Uma de suas obras mais famosas é "Penetrável" (1994). O público pode "passear por ela" e ouvir os sons produzidos pelo contato. O trabalho pertence ao acervo do MAC/USP.
Soto já participou de cinco bienais no Brasil. Na do ano passado, por exemplo, quando apresentou uma arte abstrata que explorava fenômenos ópticos foi um dos participantes que obteve índice de aprovação mais alto. Numa pesquisa realizada pela Bienal, Soto recebeu 37% das menções espontâneas.

RETROSPECTIVA SOTO - Museu de Arte Contemporânea (pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar, pq. Ibirapuera, região sudoeste, tel. 573-5255). Ter. a dom.: 12h às 18h. Até 10/01. Estac. grátis.

Texto Anterior: Plínio Marcos revela hipocrisias
Próximo Texto: Loft reúne a nata dos Djs da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.