São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha quer evitar doença

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A primeira campanha nacional de educação e prevenção do câncer de pele foi lançada na última quinta-feira em São Paulo.
Os principais objetivos são: educar a população sobre a maneira correta de se expor ao sol, mobilizar as pessoas para a adoção de medidas de prevenção e criar um banco de dados que forneça um panorama real da situação do câncer de pele no país.
A campanha, que deve durar um ano e atingir todas as camadas sociais, tem como tema "vamos tomar sol de maneira inteligente".
O plano de ação prevê palestras em escolas, distribuição do livro infantil "Guigo e o Sol" (do dermatologista Cyro Festa Neto, presidente da regional São Paulo da SBD), concurso nacional de desenho e slogan para crianças, distribuição de folhetos informativos em pedágios, trens e metrô e mutirões de diagnóstico gratuito realizados por voluntários da SBD.
Saiba o que é FPS
O fator de proteção solar (FPS) é o número que vem marcado na embalagem dos protetores solares e que indica, indiretamente, por quanto tempo as pessoas estão protegidas do Sol. Assim, se uma pessoa de pele clara (sem proteção) leva dez minutos para ficar vermelha, um protetor com FPS 15 vai multiplicar esse tempo por 15.
Fatores externos, como excesso de suor ou nadar no mar, reduzem o tempo de ação do filtro solar. Por isso, o protetor deve ser reaplicado antes do tempo previsto.
(JB)

Texto Anterior: Sol pode causar câncer de pele
Próximo Texto: Estudante de moda não vive sem sol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.