São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

49% estão automatizados

JOSÉLIA AGUIAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Paulo Afonso Feijó, afirmou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que o setor deverá investir cerca de US$ 2 bilhões em automação até o ano 2000.
Entre as 300 maiores redes do setor, 49% já possuem caixas automatizados. Desse grupo, 27% possuem entre 50% e 99% de seus caixas informatizados.
Feijó afirma que supermercados que não investirem em automação terão dificuldades em continuar competindo.
Grupos estrangeiros
O economista José Silvestre Prado de Oliveira diz que a análise de dados fornecidos pelo próprio setor confirma a tendência de entrada cada vez maior de grandes redes na periferia.
Grandes supermercados vêm substituindo, assim, os tradicionais mercadinhos de bairro.
Silvestre diz que outras mudanças verificadas no perfil do setor nos últimos dez anos foram a abertura de capital das empresas e a aquisição parcial ou total de redes nacionais por parte de grupos estrangeiros.
O economista diz que, entre os fatores que contribuíram para a vinda de grupos do exterior para cá, estão a própria saturação do mercado de outros países e a estabilidade econômica no Brasil.
A análise do setor supermercadista entre 1987 e 1996, elaborada pelo Dieese, foi encomendada pela Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio e Serviços (Contracs/CUT).
(JAg)

Texto Anterior: Supermercados cortam 70 mil vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.