São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

repercussão

A Folha ouviu filósofos, cientistas e pesquisadores sobre a obra de Newton da Costa. Leia a seguir suas declarações:
. WILLARD QUINE
Filósofo, professor emérito de filosofia da Universidade Harvard (EUA):
"Há muitos anos não me ocupo mais da lógica matemática, então não poderia fazer uma análise profunda sobre o trabalho de Newton da Costa. Mas possivelmente ele é o lógico mais proeminente e conhecido da América Latina."
. MIGUEL REALE
Jurista, professor emérito da Faculdade de Direito da USP e ex-reitor da USP:
"A lógica paraconsistente é reconhecida como um dos ramos da lógica contemporânea. Inegavelmente, é uma contribuição excepcional do pensamento brasileiro para a lógica. É importante mostrar as suas consequências não só para a lógica, mas para outras áreas da ciência, como a ciência jurídica."
. JOHN CASTI
Lógico, do Instituto Santa Fé (EUA):
"Newton da Costa desenvolveu a idéia da impossibilidade até quase uma forma artística, fornecendo muitos resultados importantes para a matemática sobre os limites do possível. Seu trabalho, boa parte dele realizado em parceria com Francisco Doria, vem sendo reconhecido no mundo todo como pioneiro de uma nova abordagem dos limites do conhecimento científico. A meu ver, ele estabelecerá padrões para boa parte da filosofia da ciência e do conhecimento do século 21."
. EDISON FARAH
Matemático, professor aposentado da USP:
"Newton da Costa foi meu discípulo. Fui eu que analisei o trabalho dele sobre lógica inconsistente (o nome "paraconsistente" surgiria mais tarde) para a cátedra de lógica na Universidade Federal do Paraná. Depois, quando ele veio para São Paulo, eu o orientava. O que o trabalho dele fez é como ampliar um sistema de conjuntos de números. Algumas coisas não podem ser feitas com os números inteiros. Mas aí você tem o conjunto dos números complexos que permitem resolvê-las. Certas coisas que a lógica aristotélica não pode resolver, na lógica paraconsistente podem ser feitas. O que seria uma contradição, na lógica paraconsistente não é. Entre as lógicas não-clássicas, sua lógica é a primeira importante que aparece. Hoje tem aplicações em muitas áreas como a física, o direito."
. ERNEST SOSA
Lógico, professor do departamento de filosofia da Universidade Brown (EUA):
"Newton da Costa é uma das figuras preeminentes no campo da lógica não-clássica, amplamente reconhecido como o principal especialista em sistemas paraconsistentes. Seu trabalho com Francisco Doria sobre 'decidibilidade' em sistemas físicos foi citado na revista 'Nature' pelo professor Ian Stewart, do departamento de matemática da Universidade Warwick, como um avanço significativo e maior. Da Costa é um membro eleito do Instituto de Filosofia em Paris, o qual inclui os mais notáveis filósofos vivos; a filiação é limitada a 116 pessoas no mundo todo."
. PAUL DEDECKER
Matemático, professor titular de matemática da Universidade Central de Caracas (Venezuela):
"O professor Newton da Costa trouxe importantes contribuições à teoria dos fundamentos da matemática, tornando-se o criador da lógica paraconsistente. Ela tem importantes implicações em matemática, lógica e filosofia. Creio ser necessário insistir na importância dessa lógica para o direito, a justiça, a democracia. Os advogados e os juristas, em geral, são mal-informados sobre os importantes desenvolvimentos da lógica moderna. Esses desenvolvimentos merecem pesquisas sérias e importantes nas faculdades de direito e ciências sociais, onde, em geral, tudo ainda está por ser feito."
. JORGE FORBES
Psicanalista, presidente eleito da Escola Brasileira de Psicanálise:
"A importância dos trabalhos do professor Newton da Costa para a psicanálise diz respeito à lógica do inconsciente. Freud, em 1900, revolucionou o mundo científico ao descobrir que o inconsciente pensa. Ele, Freud, esboçou uma formalização desse pensamento, estabelecendo certas regras fundamentais. Entre elas, disse que o inconsciente não respeitava o princípio aristotélico da 'não-contradição', que estabelece que uma proposição não pode ser afirmada e negada ao mesmo tempo. Esse fato, anunciado por Freud, veio a ter a justa demonstração lógica na formalização de Newton da Costa, em sua 'lógica paraconsistente'. Em síntese, nesse aspecto, o pensamento da 'não-contradição', que Freud descobriu clinicamente, Newton da Costa provou logicamente."

Texto Anterior: o que ler
Próximo Texto: Na aula alucinógena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.