São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano e Geisel lideram lista

DA REDAÇÃO

Depois de dominar por vários meses as primeiras posições do ranking Datafolha dos livros mais vendidos, os livros espíritas e de auto-ajuda despencaram na lista de novembro.
No gênero não-ficção, foram desbancados por "Verdade Tropical", de Caetano Veloso -na primeira posição-, e "Ernesto Geisel", de Maria Cecília D'Araújo -em segundo lugar.
São dois livros que discutem, a partir de perspectivas diversas, a história recente do Brasil.
"Verdade Tropical", misto de memorialismo e reflexão cultural, tem boa parte de sua narrativa centrada nos acontecimentos turbulentos dos anos 60 no Brasil.
"Ernesto Geisel" é um longo depoimento do penúltimo presidente do regime militar -morto em 1996- e que iniciou a transição para a democracia no Brasil, nos anos 70.
No gênero ficção o fenômeno se repete, mas em menor escala.
"Todos os Nomes", o novo romance do escritor português José Saramago, já entrou diretamente em segundo lugar no ranking.
O romance "Os Cadernos de Dom Rigoberto", do peruano Mário Vargas Llosa, também estreou bem: ocupa a quinta posição.
Curiosamente, também no gênero ficção aparece "O Pequeno Príncipe", do francês Antoine de Saint-Exupéry. Em décimo lugar na lista, a obra é um clássico da literatura infantil. Escrita há 54 anos, conta a história de um menino que viaja pelas estrelas.
Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi realizado em 31 livrarias em nove capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Curitiba. A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Também foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou na rua.
A metodologia utilizada foi a do "flagrante de compra", que consiste na abordagem do entrevistado logo após a aquisição do livro.
As entrevistas foram realizadas nos dias 14, 18, 19 e 20 de novembro, durante o horário de funcionamento das lojas. Foram entrevistados 1.955 compradores.

Texto Anterior: HISTÓRIA; URBANISMO; PSICOLOGIA; FOTOGRAFIA; POESIA; LITERATURA; ECONOMIA; ANTROPOLOGIA; CAPOEIRA
Próximo Texto: FICÇÃO; NÃO-FICÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.