São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hora de Montar

MARCELO LIMA; DEBORAH GIANNINI

Sem exageros, a tendência é inovar nos enfeites da árvore de Natal
POR MARCELO LIMA E DEBORAH GIANNINI
Quanto mais simples, mais chique. A árvore de natal moderna perde as bolas e ganha enfeites criativos, que variam de acordo com o ambiente.
"Se a árvore estiver em um restaurante, pode ser enfeitada com cabeças de alho, em uma boate, com camisinhas e, em uma casa com crianças, com chocalhos", sugere o paisagista Vic Meireles (um L ou 2?).
Balas, bombons sonho-de-valsa e cartões de Natal são outras opções de decoração.
Mas incrementar a árvore não é "pecado". "Se ela for barroca, tudo bem. Tudo é permitido nessa época", afirma Meireles.
Antes de pensar nos ornamentos, é preciso atenção na escolha do pinheiro.
No caso de árvores naturais, o paisagista e agrônomo Marcelo Faisal aconselha, sempre que possível, comprar a árvore ainda fixada no torrão de terra. "Caso a planta já esteja no vaso, é importante verificar se ela está bem presa, 5 cm abaixo da superfície de terra", diz.
Segundo Faisal, as espécies mais empregadas no Natal, como a tuia europa e o pinheirinho, são na verdade plantas de cultivo externo e necessitam de atenção especial quando cultivadas em interiores.
"A conservação dessas plantas em ambientes internos vai depender fundamentalmente de boa hidratação e condições de iluminação adequadas", afirma.
Por isso, ele recomenda posicionar a árvore em locais próximos a janelas e regá-la diariamente. "A quantidade ideal de água varia com o tamanho da árvore. Como regra geral, para cada metro são necessários dois litros", explica.

veja roteiro de enfeites a partir da pág. 50

ONDE ENCONTRAR - Marcelo Faisal Paisagismo: av. São Gualter, 999, Alto de Pinheiros, região sudoeste. Tel: 3021-2665. Vic Meirelles Produção: av. Imperatriz Leopoldina, 1296H, Vila Leopoldina, região sudoeste. Tel:831-5795.

Texto Anterior: decoração; cozinha; fúteis; hi-tech; originais
Próximo Texto: segunda maternidade das avós
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.