São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
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Marketing aposta no menor preço do mercado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A estratégia de marketing da GM está baseada no preço do carro -US$ 9.000 (R$ 9.990), o valor mais baixo do mercado nacional para modelos novos.
Atualmente, o carro brasileiro mais barato é o Fiat Mille EX, que, a partir de amanhã, custará R$ 9.990. No entanto, até o lançamento do Blue Macaw, o Mille já terá deixado a linha de montagem.
Segundo os fornecedores de peças para o Blue Macaw, uma pesquisa da montadora com consumidores mostrou que o carro "ideal" é compacto, econômico, comporta até cinco pessoas e custa entre US$ 7.000 e US$ 8.000.
Em um primeiro momento, a GM reuniu os principais fabricantes de autopeças e pediu que eles desenvolvessem propostas de componentes que resultassem em um veículo nessa faixa de preço.
Depois de definidos os componentes, o preço do carro subiu para US$ 9.000.
Por isso o Blue Macaw deverá ter um acabamento interno simples. Os fornecedores dizem que, inicialmente, o acionamento do vidro será manual, e a forração terá tonalidade escura.
O carro foi projetado para receber um motor de 1.000 centímetros cúbicos (cc), que está sendo desenvolvido exclusivamente para o seu tamanho. Portanto, segundo os fornecedores, não será igual ao usado no Corsa.
Futuramente, o Blue Macaw deverá contar com motor de 1.000 cc de 16 válvulas, mais potente.
Existem dois protótipos do Blue Macaw em São Paulo: um branco e um prata. O carro está praticamente pronto, em fase de testes de vedação, estabilidade e motor.
A montadora pretende que o Arara Azul seja 10% mais leve que o Corsa 1.0 (que pesa 855 kg) e que gaste 10% menos (o Corsa alcançou 11,4 km/l na cidade e 18 km/l na estrada, em teste da Folha).

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