São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal britânico publica caderno sobre o Brasil

Financial Times
de Londres

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

Enquanto as reformas fiscais continuarem pendentes no Congresso, dúvidas sobre a habilidade executiva de FHC vão permanecer. A análise é do influente jornal britânico "Financial Times", que publicou ontem um caderno especial de dez páginas com um "raio X" de vários aspectos econômicos do Brasil.
A lentidão das reformas constitucionais foi o que deixou o Brasil vulnerável à ação dos especuladores do mercado financeiro, segundo o jornal.
O diário diz que as discussões no Congresso sobre as reformas da Previdência e administrativa vão completar três anos, mesmo sendo a principal arma do governo para reduzir gastos.
"A baixa inflação, sozinha, não vai permitir ao Brasil perceber seu enorme potencial. Suas altas ambições políticas e econômicas vão continuar sendo frustradas, a menos que haja progresso considerável em resolver grandes problemas sociais", diz o texto principal do suplemento.
Citando altos níveis de exclusão social e burocracia no país, o jornalista Geoff Dyer classifica o Brasil como "uma caricatura que mistura os piores aspectos do capitalismo norte-americano com os defeitos do corporativismo italiano".
O suplemento especial aborda ainda alguns avanços que o país teve recentemente. Diz que o programa de privatizações, além de estar transformando estradas, portos e ferrovias, se tornou a peça principal da geração de crescimento econômico.
Um alto diretor da Volkswagen no Brasil, não identificado na reportagem, disse ao "Financial Times" que o mercado financeiro está arruinando seus negócios, em texto sobre a queda de 40% na venda de carros na segunda metade de novembro.
Bancos brasileiros são os principais anunciantes do caderno especial. Entre outros, Banco do Brasil, BNDES, Pactual, Unibanco, Votorantim, Sul América, Bradesco e Bozano, Simonsen anunciam no suplemento.

Texto Anterior: FHC promete a empresários Orçamento sob controle
Próximo Texto: A Folha de ontem na opinião do leitor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.