São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scania abre demissão voluntária

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Scania abriu ontem por tempo indeterminado programa de demissões voluntárias para os 3.000 metalúrgicos de sua unidade em São Bernardo (SP). A montadora não traçou meta para atingir.
O gerente de comunicação da empresa, Joaquim Castanheira, negou que o programa tenha sido motivado pelo pacote econômico.
Segundo ele, a Scania decidiu abrir o voluntariado por causa de "várias solicitações de saídas negociadas" que vinha recebendo. Ele não soube dizer quantos pedidos teriam sido feitos.
"Como era difícil administrar caso a caso, a empresa achou necessário criar critérios."
Além das obrigações legais da rescisão de contrato, o voluntariado prevê meio salário para cada ano trabalhado e quatro meses de assistência médica, de seguro de vida e do plano-farmácia.
Segundo ele, as vendas da Scania registram "historicamente" no final de ano queda de cerca de 20%.
As demais montadoras não alteraram seus planos para o final do ano. Os 6.900 metalúrgicos da Ford, em São Bernardo, devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira, depois de ficar 24 dias em casa, sem redução de salário. De 8 a 19 de dezembro, o trabalho será normal. Os trabalhadores entram em férias coletivas no dia 22 e voltam no dia 5 de janeiro.
A General Motors está com sua produção reduzida em 25% desde 17 de novembro. Parte dos 22 mil metalúrgicos está em licença remunerada, que dura até 22 de dezembro, quando os trabalhadores entram em férias coletivas.
A Mercedes-Benz também negou qualquer estudo para a redução da jornada de trabalho.

Texto Anterior: Paiva analisa 'com cuidado' a negociação
Próximo Texto: Revendas também vão fazer cortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.