São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem mostra explosões de buraco negro pela 1ª vez

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Astrônomos britânicos divulgaram a primeira sequência já obtida de imagens de explosões que ocorrem próximas a um buraco negro.
Os buracos negros são objetos resultantes do colapso de estrelas de grande densidade causado por sua própria pressão gravitacional.
A atração gravitacional é muito alta nesses corpos, que atuam como gigantescos ralos cósmicos, absorvendo toda a matéria e energia de estrelas próximas.
As imagens obtidas deverão ajudar os pesquisadores a compreender o que ocorre no interior dos buracos negros. Elas foram feitas nos Laboratórios de Radioastronomia Nuffield, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, usando seis radiotelescópios.
As explosões registradas ocorreram na constelação de Águia, na Via Láctea, a 40 mil anos-luz de distância da Terra. Um ano-luz é a distância que a luz percorre no período de um ano à velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.
Os cientistas dizem acreditar que o buraco negro por eles observado, que tem densidade várias vezes maior que a do Sol, seja orbitado por uma estrela.
A matéria é aquecida a temperaturas muito elevadas e começa a emitir raios X enquanto vai sendo sugada pelo buraco negro.
"O processo é tão violento, que ocorrem explosões imprevisíveis", disse o pesquisador Rob Fender, que participou do estudo e trabalha no Centro de Astrofísica de Altas Energias da Universidade de Amsterdã, na Holanda.

Texto Anterior: Europeus querem cortar poluentes
Próximo Texto: Acidente ambiental criou rato mutante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.