São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias envolvem polícia

DA REPORTAGEM LOCAL

Casos recentes mostram o envolvimento da polícia em situações de violação dos direitos humanos.
Em 1996, por exemplo, o Ministério Público pediu à Justiça a libertação de sete suspeitos do assalto ao bar Bodega, ocorrido em 10 de agosto, em Moema (zona sudoeste de São Paulo). Houve suspeita que os acusados confessaram o crime sob tortura. Um mês depois, foram presos os cinco verdadeiros autores do crime. Os policiais foram denunciados à Justiça.
Em maio de 96, foi identificado e preso um grupo de extermínio formado por quatro PMs da Rota. A quadrilha é acusada de participação em três chacinas, uma tentativa de homicídio e três roubos.
No início deste ano, a Ouvidoria da Polícia de São Paulo denunciou o espancamento de 22 presas da Cadeia Pública de Santa Rosa do Viterbo, no interior de São Paulo. Oito PMs e cinco policiais civis foram denunciados pelas agressões.
No último dia 31 de março foram exibidas pela televisão imagens de um grupo de PMs torturando moradores da favela Naval, em Diadema (Grande São Paulo).
No Rio, em abril, um cinegrafista amador registrou seis policiais militares agredindo pelo menos 11 moradores da favela Cidade de Deus (zona oeste). Em agosto, o garoto Ives Ota, 8, foi sequestrado e morto por um grupo formado por três homens -dois ex-PMs.

Texto Anterior: Anistia festeja aniversário hasteando bandeira na PM
Próximo Texto: Adolescente mata irmão com tiro acidental em Minas Gerais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.