São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa casa interna e não recebe

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Santa Casa de Tabatinga realizou em outubro 81 internações, duas a menos que o limite definido pelo Estado. Ainda não recebeu pelo serviço do Ministério da Saúde, mas já sabe que vai ter que bancar pelo menos 15 internações, cujas guias a secretaria devolveu.
"Alegaram que foi porque os tetos físico e financeiro de Araraquara estouraram. Mas nós não temos nada a ver com isso", disse Irineu Lázaro, oficial da PM reformado e provedor do hospital, que é subordinado à DIR (Direção Regional de Saúde) de Araraquara.
Não é a primeira redução nas internações. "É um absurdo. O meu limite de internação era de 283 há uns anos. O (ex-ministro da Saúde Adib) Jatene reduziu para 83, e agora nem isso querem pagar."
Por conta da redução, o hospital perdeu dois de seus oito médicos, que se descredenciaram do SUS nesta semana. "Ontem (anteontem), uma gestante chegou e o ginecologista que estava aqui tinha entregue sua carta de descredenciamento no dia anterior e disse que não atenderia. A mulher teve de ir para Nova Europa ter o filho."
Lázaro assinou o descredenciamento do SUS. "Vamos ter que fazer um plano para poder continuar atendendo os pobres."
(RV)

Texto Anterior: Estado reduz limite de gastos com hospitais
Próximo Texto: 'Hospital público recebe mais'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.