São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder romano reformou moeda

DA REDAÇÃO

O general e estadista romano Júlio César (100a.C.-44a.C.) liderou exércitos em três continentes e é considerado um dos maiores chefes militares da história.
A comparação de FHC com César em Cambridge provavelmente se refere ao fato de o general ter organizado uma ampla reforma institucional em Roma, que incluiu a estabilização da moeda.
Já a menção ao "governante ideal" diz respeito à filosofia. Na república idealizada pelo filósofo grego Platão (428a.C.-348a.C.), os governantes seriam homens conhecedores da verdade. O poder caberia a um rei-filósofo, político de suprema virtude, capaz de fundar um Estado unicamente justo e bom, guiando os demais.
Filósofos que sucederam Platão argumentam que o governo de um rei-filósofo não levaria à democracia, e sim à tirania, por não permitir discordância sobre o que seja justiça ou bem comum.
Aristóteles (384a.C.-322 a.C.) observou que a república platônica institui a desigualdade, pois nela seria definitiva a separação entre uma camada de protetores do Estado e outra de homens comuns.

Texto Anterior: Em Cambridge, FHC é comparado a César
Próximo Texto: Ser ou estar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.