São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filhote de baleia fica preso em rede em no estuário de Santos

Ele tinha cortes profundos e deve ter se perdido da mãe

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um filhote macho de baleia da espécie mink ficou retido em uma rede de pesca na entrada do canal do estuário de Santos (SP).
O animal foi encontrado por pescadores no início da tarde em frente à praia da Pouca Farinha (Guarujá), que fica na margem esquerda do canal.
A baleia, com 3,38 metros, cerca de 500 quilos e idade estimada em um mês, foi rebocada por um barco do Corpo de Bombeiros até as proximidades do Aquário Municipal de Santos, na margem oposta, para receber socorro.
A veterinária Andréa Maranho, do aquário municipal, disse que o filhote tinha ferimentos profundos e provavelmente havia se perdido da mãe.
O animal foi medicado com antibióticos, antiinflamatórios e curativos e levado de volta para alto-mar pela embarcação dos bombeiros.
Sobrevivência
Segundo a veterinária, as chances de sobrevivência do filhote estavam condicionadas à possibilidade de ele encontrar a mãe, para que pudesse se alimentar.
"O que nós pudemos fazer foi dar um suporte para que o filhote ficasse algumas horas sem sentir dor, até conseguir achar a mãe", disse Andréa.
A expectativa dos técnicos do aquário é de que o sistema de comunicação por sonar das baleias permita ao filhote reencontrar a mãe.
A baleia mink é comum na costa brasileira, embora a quantidade de animais da espécie tenha diminuído em razão da caça predatória, disse a veterinária.

Texto Anterior: 155 mil carros devem descer para o litoral
Próximo Texto: Roberto Carlos é condenado por plágio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.