São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997 |
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Comércio e indústria discutem preços
MAURO ZAFALON
Essas discussões mostram, também, uma nova novidade: o Natal está se tropicalizando. Novos produtos aumentam a participação nesta lista de negociação, enquanto outros -bem tradicionais- vão perdendo importância. Entre os produtos que estão perdendo participação nas festas de fim de ano estão as carnes gordurosas, frutas secas e vinhos, diz o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Omar Assaf. Já as carnes brancas, frutas frescas tropicais e bebidas frias, como cerveja, estão aumentando a presença na mesa dos consumidores. Com isso, as importações de alguns tipos de produtos tradicionais do Natal diminuíram. Assaf diz que "estávamos na contramão, mantendo as tradições dos imigrantes". O presidente da Apas diz, no entanto, que a redução do ICMS deu uma folga de pelo menos 10% nos preços do produto para o consumidor final. A pesquisa semanal do Datafolha mostrou que os supermercados continuam reajustando seus preços neste final de ano. Nesta semana, a alta foi de 0,42%, acumulando 2,6% nas últimas quatro semanas. Nos hipermercados, o reajuste foi de 0,85% e de 1,43% nos mesmos períodos. O setor de alimentos tem cooperado para os reajustes médios de preços. O aumento dos produtos básicos, conforme outra pesquisa do Datafolha foi de 1,91% na semana, sob pressão dos "in natura". Texto Anterior: Yasuda encerra as atividades com o exterior Próximo Texto: Nortel fatura no país US$ 800 milhões em 97; Greve no porto acaba após proposta do TRT Índice |
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