São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
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Comércio e indústria discutem preços

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Indústrias e redes varejistas estão entrando na fase mais aguda das "brigas" desse período de ano. Dessas negociações devem sair os novos preços dos produtos de fim de ano para os consumidores.
Essas discussões mostram, também, uma nova novidade: o Natal está se tropicalizando. Novos produtos aumentam a participação nesta lista de negociação, enquanto outros -bem tradicionais- vão perdendo importância.
Entre os produtos que estão perdendo participação nas festas de fim de ano estão as carnes gordurosas, frutas secas e vinhos, diz o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Omar Assaf.
Já as carnes brancas, frutas frescas tropicais e bebidas frias, como cerveja, estão aumentando a presença na mesa dos consumidores. Com isso, as importações de alguns tipos de produtos tradicionais do Natal diminuíram.
Assaf diz que "estávamos na contramão, mantendo as tradições dos imigrantes".
O presidente da Apas diz, no entanto, que a redução do ICMS deu uma folga de pelo menos 10% nos preços do produto para o consumidor final.
A pesquisa semanal do Datafolha mostrou que os supermercados continuam reajustando seus preços neste final de ano. Nesta semana, a alta foi de 0,42%, acumulando 2,6% nas últimas quatro semanas. Nos hipermercados, o reajuste foi de 0,85% e de 1,43% nos mesmos períodos.
O setor de alimentos tem cooperado para os reajustes médios de preços. O aumento dos produtos básicos, conforme outra pesquisa do Datafolha foi de 1,91% na semana, sob pressão dos "in natura".

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