São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC decide que Kodak não pode vender seus produtos no Japão

Decisão definitiva deverá sair no início de 98

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os Estados Unidos perderam a disputa contra o Japão na OMC (Organização Mundial do Comércio), com relação ao ingresso da Eastman Kodak, empresa norte-americana de material fotográfico, no mercado japonês.
A decisão preliminar da OMC foi comunicada a ambos os governos e divulgada ontem em Washington, capital norte-americana.
A disputa, apresentada à OMC no ano passado, pretende definir o acesso estrangeiro ao mercado japonês de material fotográfico, depois que a Kodak suspeitou que sua concorrente, a Fuji, havia supostamente contribuído com o governo japonês para impedir a entrada dos produtos da Kodak no Japão.
"Inaceitável"
O presidente da Kodak, George Fisher, disse, em um comunicado, que a decisão da OMC é "totalmente inaceitável", pois "ignora a realidade do mercado".
Segundo Fisher, o mercado japonês está totalmente fechado e precisa de regulamentação e reforma urgentes. Por isso, a Kodak solicitou ao governo dos Estados Unidos que estabeleça um plano concreto para conseguir abrir o mercado japonês.
O governo norte-americano decidiu, no ano passado, recorrer à OMC sobre essa disputa. Um grupo de trabalho da OMC revisou mais de 20 mil páginas com as argumentações dos governos norte-americano e japonês.
O mercado prevê que no início do próximo ano a OMC divulgará sua decisão final sobre a disputa, definindo se a Kodak poderá ou não vender seus produtos no mercado japonês.

Texto Anterior: Amil reconhece trabalho dos bombeiros
Próximo Texto: Globo assume o controle da Multicanal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.