São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scolari quer 'acelerar' o Palmeiras

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Palmeiras inicia hoje a semana "sem limites de velocidade".
Para o técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari, o período até o primeiro jogo contra o Vasco (na próxima semana), pelas finais do Brasileiro, será importante para desenvolver o condicionamento físico e a agilidade de seus atletas.
Para tanto, o técnico vai deixar dez de seus titulares em São Paulo, com o preparador físico Paulo Paixão, enquanto ele acompanha uma equipe formada por reservas e juvenis na partida de hoje à noite, em Porto Alegre, contra o Inter.
"Vamos dar mais velocidade para os jogadores na reta final do campeonato", disse Scolari.
Para o técnico, o condicionamento físico dos atletas será um diferencial importante nas finais do Brasileiro. "As grandes equipes do futebol brasileiro se equivalem na qualidade técnica", disse.
Os jogadores concordam com a opinião do técnico. Para o meia Zinho, o jogador bem preparado fisicamente assimila melhor as instruções de seu treinador.
"O atleta marca melhor, tem uma recuperação mais eficiente e raciocínio mais rápido quando está bem preparado", afirmou.
O período exclusivo de treinos foi muito elogiado pelo palmeirense. "Será muito importante na parte emocional. Sofremos uma pressão muito grande nas semifinais", disse Zinho.
Evolução
Paulo Paixão, preparador físico do Palmeiras, disse que o grupo de jogadores teve, em média, uma melhora de 20% em seu condicionamento físico em relação ao início do Brasileiro.
"O mais importante é que todos os jogadores melhoraram", disse.
Paixão afirmou que todos os exercícios que serão feitos para aumentar a velocidade dos Palmeirenses vão utilizar a bola.
"Eles darão piques para simular cruzamentos e finalizações. Jogador não gosta de ficar muito tempo sem uma bola de futebol."
O preparador pretende que o trabalho faça os atletas chegarem ao ápice de sua forma.
"Não quero ser melhor que ninguém. A minha pretensão é dar aos jogadores a condição de cumprir as determinações táticas do Luiz Felipe", afirmou.
"É muito importante você saber que pode correr os 90 minutos de um jogo sem problemas. Quem entra numa partida pensando em se poupar acaba prejudicando o time", disse o meia Galeano.
Internacional
O principal assunto de ontem no Internacional foi a possível venda do atacante Christian para um clube alemão. O fato dá uma idéia da falta de interesse do Inter, já desclassificado, pelo jogo de hoje contra o Palmeiras. Mesmo assim, os jogadores prometem buscar a vitória para terminar o ano com "dignidade". A presença do técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, é um fator motivador para os jogadores do Inter, pois ele foi treinador do Grêmio, rival local.

Colaborou a Agência Folha, em Porto Alegre

NA TV - Bandeirantes, apenas para a cidade de São Paulo

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Novato quer empresário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.