São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NORUEGA

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

Se pudessem, os noruegueses jogariam a Copa sob neve.
O país é uma potência nos esportes olímpicos de inverno (foi o terceiro colocado em Albertville-94), mas ainda engatinha em esportes de verão e no futebol. Por causa do frio, a primeira divisão do país pára entre novembro e abril.
Quase metade dos 4 milhões de habitantes é filiada à Federação de Esportes da Noruega. Os destaques são os patinadores velocistas e os saltadores nas competições de esqui.
A pesca também marca a Noruega. O país permite a caça de baleias. Em plebiscito sobre entrada na União Européia (UE), o maior bloco de integração política e econômica do mundo, a população votou "não", em apoio aos pescadores.
O país tem uma das maiores reservas de peixes do planeta, entre os mares do Norte (ao sul) e de Barents (ao norte) e o oceano Atlântico (a oeste).
Em 1946, tornou-se o primeiro do mundo a ter um ministro dedicado exclusivamente à pesca.
Em 1995, por exemplo, caíram na redes norueguesas 2,5 milhões de toneladas de peixes. Desse total, mais de 90% foi destinado à exportação, para 147 países. Nos últimos anos, o valor das exportações pesqueiras tem crescido em média 10%.
Desde setembro passado, o país provavelmente também é o único a ter um caçador de baleias em cargo público. Steinar Bastesen, um dos maiores inimigos da organização internacional de defesa do meio ambiente Greenpeace, foi eleito deputado.
A Noruega não adere aos tratados internacionais sobre a caça da baleia. Após proibir a atividade no final dos anos 80, voltou a liberá-la em 1993 -por pressão de Bastesen.
O país alega que há reservas, mas os números são contestados internacionalmente.
Em 1994, 52,2% dos eleitores que foram votar recusaram a proposta de fazer da Noruega o 16º país da UE.
A população teme que a queda dos impostos sobre produtos agrícolas importados quebre os fazendeiros locais. E os pescadores não querem dividir as águas territoriais do país.
(STJr.)

Texto Anterior: Marrocos
Próximo Texto: Noruega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.