São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espetáculo destaca diversidade cultural do país

ALVARO MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"O Brasil é um país de várias línguas e, enquanto acreditarmos que fala um único idioma, não vamos conhecê-lo integralmente", afirma Ivaldo Bertazzo, diretor da performance de música e teatro "Aliança 21", que será apresentada apenas hoje, no teatro Sesc Pompéia.
"O espetáculo procura mostrar a diversidade cultural do país e, simbolicamente, a participação de todos os grupos para um mundo mais solidário", segundo o diretor. "Entre muitíssimas opções, escolhemos formações representativas de nossa complexidade cultural, como a Congada Moçambique, cujo rico sincretismo reúne as tradições africana, portuguesa, católica, cabocla etc."
Para Bertazzo, "deveria ser espantoso para o cidadão de classe média urbano, ouvir o Coral do Matutu, de sertanejos descalços e vestidos de chita, cantando em latim e espanhol".
Já a participação dos índios Gavião é, para o diretor, "o símbolo de tudo aquilo que deveria ser respeitado em sua integridade, mas que no momento destruímos".
No espetáculo, Bertazzo surge em cena sob a máscara balinesa da divindade Cheluluk, "que significa a integração entre o bem e o mal, e no palco simbolizará o lixo que deve ser transformado".
Os atores convidados também trouxeram contribuições pessoais. Marisa Orth aproveita sua experiência como vocalista da banda Vexame para cantar, ao lado dos integrantes do Projeto Rappers, um "pot-pourri" que inclui trechos de "A Cidade", de Chico Science, "O Índio", de Caetano Veloso, e "Deus Lhe Pague", de Chico Buarque.
Para Marisa Orth, o convite apareceu num momento em que existe uma "tendência natural a assumir esse tipo de projeto".
Dinâmica social
A Aliança por um Mundo Responsável e Solidário é uma "dinâmica social" iniciada na França em 1986, contando atualmente com a participação de instituições, grupos e movimentos sociais de mais de cem países.
(AM)

Texto Anterior: Feira, humor e música celebram 'Aliança 21'
Próximo Texto: Como ganhar a primeira página
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.