São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MGM e Columbia brigam por Bond

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Uma guerra jurídica, envolvendo os direitos de exploração cinematográfica de James Bond, acaba de opor dois estúdios: a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e a Columbia Pictures, do grupo Sony.
A Metro-Goldwyn-Mayer, por meio da United Artists e associada à EON Productions, controla a franquia dos filmes de 007. Uma antiga brecha, contudo, permitiu à Columbia anunciar em outubro passado o desenvolvimento de sua própria série Bond.
A Columbia associou-se ao produtor e roteirista Kevin McClory, co-autor com Ian Fleming e Jack Wittingham do argumento de "007 contra a Chantagem Atômica" (Thunderball, 1965).
Ao ser reconhecido como tal depois de uma disputa com Fleming e herdeiros nos anos 60, Kevin McClory acabou abrindo um rombo na couraça dos representantes oficiais da marca 007.
'Re-remake'
Foi essa a origem de "007 - Nunca Mais Outra Vez", a refilmagem não-oficial de "Chantagem Atômica" estrelada por Sean Connery em 1983.
O mesmo artifício seria agora utilizado para a realização de um "re-remake", já batizado de "Warhead 2000 AD".
O projeto teria McClory como produtor, com estréia prevista para 1999. Nenhum nome foi anunciado para viver o papel de James Bond.
Um mês depois do anúncio dos planos da Columbia/Sony, a Metro-Goldwyn-Mayer entrou com um processo exigindo US$ 25 milhões e o respeito à exclusividade na exploração do personagem no cinema.
Proteção
A sustentação jurídica da MGM afirma que "Fleming não deu a McClory o direito de usar o personagem James Bond e seu pseudônimo 007 em filmes diferentes de 'Chantagem Atômica'".
O combate prosseguiu nesta semana quando a Metro-Goldwyn-Mayer anunciou a aquisição dos direitos sobre "Nunca Mais Outra Vez".
"Queremos deixar absolutamente claro que a MGM vai fazer tudo para proteger o que há 35 anos foi estabelecida como a mais lucrativa franquia cinematográfica da história", afirmou Lindsay Doran, o presidente da United Artists.
(AL)

Texto Anterior: TRECHO
Próximo Texto: CDs levam agente às pistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.