São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natal chega com "O Quebra-Nozes"

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Companhias oficiais que até hoje não apostaram no sucesso de "O Quebra-Nozes" deixaram espaço livre para o grupo Cisne Negro, que vem se encarregando de montar, todos os anos, este espetáculo que se tornou tradição na época do Natal.
A popularidade de "O Quebra-Nozes", cujos trechos da música de Tchaikovski são assobiadas mesmo pelos que nunca viram a obra, não esgotou seu apelo junto ao público.
Desde que começou a produzir este balé, o grupo Cisne Negro, dirigido por Hulda Bittencourt, conta com platéias lotadas. Estimulada, Hulda procura aperfeiçoar cada nova montagem, que na versão deste ano completa dez anos consecutivos.
"Neste ano teremos, todas as noites, grupos corais cantando músicas natalinas no saguão do teatro", diz Hulda, que conta com 80 bailarinos de sua escola para compor o corpo de baile de "O Quebra-Nozes".
Para atenuar a falta de experiência do jovem elenco, Hulda vem convidando bailarinos de ótimo nível para interpretar os papéis principais.
Andrea Thomioka
Neste fim-de-semana, os protagonistas serão Agnes Oaks e Thomas Eduar. Nascidos na Estônia, ambos já foram primeiros bailarinos do Birmingham Royal Ballet de Londres, onde moram.
Na semana seguinte, Andrea Thomioka promete brilhar em papéis como A Fada Açucarada. Primeira brasileira a conquistar medalha de ouro no Concurso Internacional de Varna, Bulgária, que revelou Baryshnikov, Thomioka dançará ao lado de Marcelo Misailidis, ex-primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Formado por professores como Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova, Misailidis já estudou em Cuba, onde o balé clássico é tradição. Ao longo de sua carreira contracenou com estrelas como Ana Botafogo e Cecília Kersche.
Conto natalino
No encerramento da temporada de "O Quebra-Nozes", Misailidis dançará com outra convidada: Silvina Perillo, argentina de 26 anos que já integrou o elenco do teatro Colón, de Buenos Aires.
Apresentado pela primeira vez em dezembro de 1892, no teatro Maryinsky, sede do Ballet Kirov em São Petersburgo, Rússia, "O Quebra-Nozes" foi originalmente coreografado por Lev Ivanov, que se inspirou num conto natalino de Ernst Theodor Hoffmann.

Espetáculo: O Quebra-Nozes, com o grupo Cisne Negro
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 251-5122)
Quando: de hoje até 21 de dezembro; quarta a sábado, às 21h, domingo, às 19h Quanto: R$ 30 (platéia) e R$ 20 (mezanino)

Texto Anterior: CDs levam agente às pistas
Próximo Texto: Galeria Ouro Fino dá festa por reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.