São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Fim de propaganda provoca polêmica

Lobby antifumo festeja vitória

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Empresas de cigarro e editoras de revistas, de um lado, e lobbies da saúde, de outro, começaram a traçar estratégias para a batalha legal prevista para ocorrer após a proibição, anteontem, de propagandas de cigarro na Europa.
Ministros da Saúde da União Européia, reunidos em Bruxelas (Bélgica), aprovaram a proibição total desse tipo de propaganda, a ser implantada gradualmente, até o ano 2006.
A medida foi aprovada por 11 dos 15 ministros dos países membros da UE. Para entrar em vigor, ela ainda tem de ser ratificada pelo Parlamento Europeu em votação prevista para o próximo ano.
"Essa é uma fantástica vitória para as organizações devotadas à luta contra essa doença", disse Poul Ebbe Nielsen, presidente do conselho dinamarquês para o fumo e a saúde.
"Acreditamos que a UE está ultrapassando sua competência legal", disse Gareth Davis, do Imperial Tobacco Group (britânico).

LEIA MAIS sobre a proibição de propaganda de cigarros à pág. 3-18

Texto Anterior: Colômbia confunde chofer com criminoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.