São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'X-Tudo' volta ao ar na Cultura

DA REPORTAGEM LOCAL

Com novos integrantes e quadros inéditos, o programa "X-Tudo" volta amanhã, às 17h30, na TV Cultura, depois de quatro meses de reprises.
A paulista Rosiane Siqueira, 9, estréia no quadro de reportagens do programa, que volta a ter meia hora de duração.
Henrique Stroeter, que interpretava o Perônio no "Castelo Rá-Tim-Bum", fará "Curiosidades".
A favela Monte Azul e sua oficina de fabricação de brinquedos, na zona sul de São Paulo, é tema da primeira reportagem de Rosiane, que vai ai ar na terça.
"Não imaginava que tivesse uma fábrica com tantas coisas legais na favela", diz Rosiane, que faz comerciais há três anos.
Em "Curiosidades", o figurino é a produção principal. Nesta segunda, o tema versa sobre o pernilongo macho, e Stroeter aparece caracterizado.
"Arte", o segundo quadro inédito do programa, traz artistas plásticos para ensinar às crianças atividades como montar dobraduras ou porta-retratos em papelão. Na estréia, a artista plástica Nadine vai ensinar a fazer carimbos.
"Queríamos dar espaço para profissionais da área", explica Bia Rosenberg, chefe do Departamento de Programas Infantis da TV Cultura.
Dia da Criança
No próximo domingo, dia 14, um especial do "X-Tudo" e de sete programas fará parte do Dia Internacional da Criança, que terá 16 horas dedicadas às crianças, a partir das 9h.
A data, criada pelo Unicef, é comemorada com programações especiais por mais de 2.000 emissoras. A programação da TV Cultura traz musicais, documentários, reportagens e entrevistas sobre o tema criança e televisão.
O destaque fica por conta da "Turma da Cultura", que fará inserts com convidados ao vivo durante a programação.
"Cocoricó" traz dois episódios especiais. "Vitrine" e "Grandes Momentos do Esporte" têm reportagens com crianças e excepcionais e "Repórter Eco" mostra a participação infantil em projetos de proteção ambiental.
Vídeos feitos por índios são mostrados em "Zoom" e o "Roda Viva" traz o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, que será entrevistado por crianças e adolescentes.
Entre os documentários estão "Arte, Forma e Gente", com depoimentos e apresentações de músicos e pintores mirins.
A partir das 19h, o tom da programação muda. "O horário será dedicado a falar mais sobre a criança do que para ela", diz Beth Carmona, diretora de programação da TV Cultura.
O documentário "Nunca Fui Criança 3: a Inocência Perdida", discorre sobre a exploração sexual infantil, às 21h10.
"Filhos do Conflito", às 22h10, é uma das quatro produções transmitidas no mundo todo. O documentário inglês aborda a reabilitação de crianças afetadas pela guerra na Bósnia.

Texto Anterior: Alagoas tem praia no interior do Estado
Próximo Texto: Band estréia novela mexicana 'Traição'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.