São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BH faz 100 anos com festa para 100 mil

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os cem anos de Belo Horizonte, completados hoje, serão comemorados com várias atividades nas ruas centrais da capital mineira, onde são esperadas, pelos organizadores, cerca de 100 mil pessoas.
Hoje é feriado municipal em Belo Horizonte e, em razão das comemorações, os transportes públicos serão gratuitos. As catracas estarão liberadas das 14h à meia-noite. A maior manifestação popular da festa do centenário deverá acontecer na "Caminhada da Cidadania", programada para o final da tarde. Esse ato será encerrado na praça da Estação, no centro da cidade, onde acontecerão shows de 48 músicos mineiros.
Entre os convidados para o grande show estão Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini, todos integrantes do Clube da Esquina -o mais famoso grupo musical de Minas surgido nos anos 70, no tradicional bairro de Santa Tereza.
A caminhada, segundo Tadeu Martins, coordenador operacional das atividades do centenário, vai partir de quatro pontos da cidade, com concentrações a partir das 14h nas praças da Liberdade, Raul Soares e Milton Campos e também do Colégio Arnaldo.
As quatro concentrações, que se encontrarão na praça Sete, serão saudadas com mais de 20 mil balões coloridos e performances de grupos musicais e artísticos.
Segundo Martins, participarão da caminhada delegações de mais de 50 cidades do interior de Minas e representantes de 20 países.
As festividades teriam início pouco antes da meia-noite de ontem, com imagens da cidade ao longo dos seus cem anos projetadas em prédios da Savassi, principal ponto noturno de BH.
A partir da meia-noite acontecem espetáculos de fogos em 300 pontos da cidade, badalos dos sinos das igrejas e buzinaço.
Também nesse horário, um bolo de quatro toneladas, com 100 m de comprimento e 1,80 m de largura, enfeitado com símbolos da cidade, será distribuído à população, na avenida Afonso Pena, em frente à Casa do Centenário. O bolo é um presente do Sindicato dos Panificadores.
FHC
O presidente Fernando Henrique Cardoso chegará a Belo Horizonte às 11h para participar, na Serraria Souza Pinto, da solenidade oficial do centenário.
FHC receberá a medalha do centenário, fará o lançamento do selo comemorativo ao evento e abrirá a exposição "Visita à Cidade Centenária", patrocinada pelo Banco Real.

Texto Anterior: Mãe e crianças são assassinadas em favela
Próximo Texto: Exército apreende 15 t de munição clandestina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.