São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História foi real

JAIME SPITZCOVSKY
EDITOR DE EXTERIOR E CIÊNCIA

No começo deste século, a Rússia era governada por uma família real. O rei se chamava Nicolau 2º e ele tinha cinco filhos: Olga, Tatiana, Maria, Anastasia e Alexis.
A Rússia é um país onde o rei era chamado de czar. É também famoso por ter muita neve no inverno.
Em 1917, a Rússia vivia uma grande crise econômica. Tinha muita gente pobre.
Apareceram então os comunistas, que queriam mudar o governo e prometiam acabar com a pobreza. Organizaram um pequeno exército e invadiram o palácio do czar. Com a confusão, quase ninguém seguia as ordens da família real. Nicolau 2º e seus filhos foram presos.
Os comunistas diziam que a família real era muito rica e que os tesouros do czar deveriam ser repartidos entre toda a população.
Os novos governantes prendiam os russos que apoiavam o rei. Não gostavam de pessoas que tivessem opiniões diferentes das deles.
A Rússia vivia um momento de muita agitação. Os comunistas, com medo dos amigos do czar, mandaram a família real para uma cidade do interior, chamada Yekaterimburgo.

Texto Anterior: História vai agradar aos apaixonados
Próximo Texto: Didi vira seminarista e babá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.