São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha é líder em classificados pagos

Auditoria valida sistema de medição da empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha publica a partir da edição de hoje um total de anúncios classificados cujo processo de apuração foi validado por uma empresa de auditoria independente.
Nas últimas duas semanas, a Trevisan Auditores Independentes avaliou o sistema usado pela Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha, para contabilizar o total de classificados dos dois principais jornais do setor.
O resultado da verificação confirmou a atual liderança da Folha no mercado de classificados.
Segundo a Trevisan, de 24 de novembro a 7 de dezembro deste ano, o jornal teve 54.841 anúncios, contra 39.947 de "O Estado de S.Paulo", o segundo colocado.
O sistema da Empresa Folha da Manhã S.A. para contabilizar os seus anúncios e os de"O Estado de S.Paulo" revela que a Folha tem mantido, desde 96, a liderança em número de classificados.
Entre janeiro e outubro de 97, o jornal publicou 1.142.627 anúncios, contra 801.137 do segundo colocado. No ano passado, foram 955.413 contra 852.908 de "O Estado de S.Paulo".
Para comparar a participação de cada jornal no mercado de classificados, a Folha contabiliza o número de anúncios publicados -não o espaço por eles ocupado ou o número de páginas preenchidas.
Segundo o diretor executivo de Publicidade-Classificados da Empresa Folha da Manhã S.A., Marcos Pachi, 41, esse critério é o único que consegue realmente medir a importância do veículo na área.
"O único critério é o aritmético", diz Pachi. "Para o leitor, o que importa é o número de anúncios publicados no jornal."
Objetividade
Durante várias negociações no âmbito do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), Folha e"O Estado de S.Paulo" defenderam critérios diferentes para mensurar o quanto cada jornal oferece aos leitores na área de classificados.
Para avaliar a objetividade e a eficiência do sistema de aferição utilizado por cada jornal, a Folha sugeriu a contratação de empresas de auditoria independentes.
Apesar de não ter havido acordo diante da proposta, a Folha decidiu colocar seus números à disposição de uma verificação externa.
O trabalho da Trevisan na Empresa Folha da Manhã S.A. foi iniciado no último dia 1º. Os auditores checaram o método de contagem e a eficácia do sistema de informática adotado.
Credibilidade
A auditoria verificou os dados dos dias de maior volume -terça, quinta, sábado e domingo- das edições da Folha e de "O Estado de S.Paulo".
Segundo o relatório final da Trevisan, "não foram verificadas divergências significativas nos relatórios de contagens preparados pela Folha da Manhã S.A.".
No caso da Folha, só foram considerados anúncios pagos e faturados em moeda corrente nacional. Nas edições de "O Estado de S.Paulo", foram contados todos os que foram publicados.
Para a diretora de RH e Jurídico da Folha, Judith Brito, 39, com a auditoria, o processo de contagem de anúncios feitos pela empresa ganha ainda mais credibilidade.
"A partir de agora, os critérios, que já são públicos e transparentes, são também auditados por uma empresa independente."

Texto Anterior: A cartilha
Próximo Texto: Processo tem quatro checagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.