São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oriundi

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada poderia ser pior. O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians.
O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes.
Os insatisfeitos, quase todos italianos, queriam um clube próprio, como tinham o Germânia, os alemães, ou o Mackenzie, os britânicos. E o Corinthians, com poucos recursos, havia aberto os seus portões para quem quisesse entrar. Era popular. Na verdade, popular demais.
E, em 14 de agosto de 1914, uma carta no jornal "Fanfulla" foi publicada conclamando os interessados na formação de um clube para a prática do futebol.
Assim nasceu o Palestra Itália, nome original do Palmeiras.
Claro, o detalhe da dissidência não tem registro oficial.
E, dada a rivalidade que se criou entre palmeirenses e corintianos, continuará escondida, em algum recanto da história.
Alguns palmeirenses até admitem essa origem "duvidosa", mas o melhor é lembrar a trajetória vitoriosa, que reflete a própria ascensão social dos imigrantes italianos na sociedade brasileira na primeira metade deste século. Afinal, é isso que ficou na história.

Texto Anterior: Palmeiras enfrenta 'alter ego' hoje na 1ª final do Brasileiro
Próximo Texto: 1920; 1965; 1973; 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.