São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrícios

PAULO COBOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Maior time da comunidade portuguesa no Brasil, o Vasco tem uma origem única entre os grandes clubes do Rio de Janeiro.
Fundado em 1897 por quatro jovens descendentes de portugueses, primeiro como clube de remo, o Vasco formou sua equipe de futebol apenas 20 anos depois.
Subiu para a primeira divisão em 1923, e encontrou uma liga dominada por América, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Venceu.
Todas as equipes só aceitavam brancos, a elite da sociedade carioca. O Vasco, porém, montou um time formado por negros e operários e, pela primeira vez no futebol do Rio, pagou pelo trabalho dos jogadores, registrando os atletas como funcionários dos estabelecimentos comerciais portugueses.
A reação das outras equipes não demorou. Um ano depois fundaram uma outra liga, a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, excluindo o Vasco como represália pelo título de 23.
O presidente do Vasco na época, o comerciante português José Augusto Prestes, reagiu escrevendo uma carta ao então presidente da nova liga, Arnaldo Guinle.
Prestes redigiu: "Se o preço da presença do Vasco na nova liga for a exclusão de nossos jogadores, nós preferimos nossos atletas".

Texto Anterior: POR QUE VER O VASCO?
Próximo Texto: 1923; 1948/49; 1974; 1989
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.