São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intercâmbio de ídolos

PAULO COBOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Grande revelador de talentos, o Vasco foi o "exportador" de alguns dos maiores ídolos da história do Palmeiras.
Nos anos 50, o meia Jair da Rosa Pinto, conhecido pela potência de seu chute, trocou São Januário pelo Parque Antarctica. Lá conquistou o título da Taça Rio, torneio internacional que marcou época.
Na final, no Maracanã, o Palmeiras bateu a Juventus de Turim, comprovando, após o desastre da final da Copa de 50, que "o melhor futebol do mundo, sem dúvida, era o brasileiro".
Quarenta anos depois, outro jogador formado no Vasco, o atacante Edmundo, também se transferiu para o Palmeiras.
Hoje, de volta ao clube que o revelou, é a grande estrela do time. Mas também teve sucesso em São Paulo. Pelo Palmeiras, Edmundo foi duas vezes campeão paulista e outras duas campeão brasileiro.
O Palmeiras também cedeu grandes jogadores para o clube carioca. Entre eles, o goleiro Leão, titular da equipe paulista por mais de dez anos, e o meia Jorge Mendonça, que foi para o Rio depois de atuar pela seleção, em 78.
(PC)

Texto Anterior: 1923; 1948/49; 1974; 1989
Próximo Texto: Livro e samba contam 100 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.