São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma campanha no momento certo

WALTER LAFEMINA

Desenvolvida pela DPZ, com o apoio dos empresários do setor representados pelo Secovi-SP (sindicato das construtoras e imobiliárias), a campanha de valorização do mercado imobiliário tem como principal objetivo demonstrar para a opinião pública as vantagens de adquirir um imóvel na planta e, também, despertar aquele comprador em estado latente.
A campanha, entretanto, vai além, incorporando iniciativas de efeito permanente, como o selo colocado em empresas e plantões de vendas cujos imóveis obedecem criteriosamente à lei 4.591/64.
Conhecida como Lei das Incorporações Imobiliárias, ela é a máxima garantia dos compradores no que se refere a prazos de entrega e qualidade dos empreendimentos. Com 33 anos de existência, a lei 4.591 possibilitou a construção dos principais centros urbanos do Brasil, incorporando à paisagem grandes empreendimentos destinados à moradia e à exploração comercial.
Por meio de um folheto que integra a campanha, é feita a "desjuridicalização" dessa legislação. Ou seja, os principais pontos são traduzidos de forma bastante didática para que o comprador de imóvel possa ter a segurança de que está fazendo negócio com uma empresa que segue rigorosamente a lei 4.591, que é considerada uma das primeiras legislações voltadas à defesa do consumidor no país.
A campanha é também o ponto de partida para o desenvolvimento de uma espécie de "Conar" do setor imobiliário, pois a categoria entende que é importante um código de ética e um juízo arbitral para analisar problemas e identificar soluções antes de determinado caso ir para a Justiça e outras modalidades.
A expectativa do Secovi-SP é dissipar, junto à opinião pública, a idéia de que a compra do imóvel na planta ou em construção é puro risco, resultado que não se conquista por meio de retórica, mas de ações concretas.
E é isso que o Secovi-SP quer oferecer ao seu público comprador, com total transparência e um serviço consistente de orientação.
Essa estratégia beneficia não apenas a sociedade, mas os próprios agentes do mercado imobiliário que há anos atuam dentro da maior seriedade.
A campanha, cabe ressaltar, está acontecendo num momento extremamente importante para a indústria imobiliária nacional. Isso porque o presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de sancionar a lei que cria o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), reconhecido pelo próprio governo como ponto fundamental na luta para reverter o cenário de recessão instaurado a partir da queda das Bolsas e das medidas tomadas para salvaguardar o Real.
Embora a situação atual não seja a desejada para que o SFI possa alçar vôo, acreditamos que, aliado à imensa capacidade da indústria imobiliária de gerar empregos e alavancar os demais segmentos da economia, o mecanismo virá a produzir belos e doces frutos, propiciando, entre outras coisas, que o país possa enfrentar de frente um de seus mais cruciais problemas, que é o déficit habitacional.

Texto Anterior: Vitrine da Kitchens é destaque
Próximo Texto: CARTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.