São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A voz dos aeroportos

XICO SÁ

Cuidado, moças, com aqueles que impostam a voz e parecem mais locutores de Cumbica, Congonhas, Confins, Galeão, Guararapes, Pinto Martins...
Voltados para o labiríntico mundo da sedução, os fonoaudiólogos revelam cientificamente a semelhança entre a voz dos aeroportos e o ganha-pão dos Juans e Casanovas que andam soltos por aí.
O tema foi posto na roda do 4º Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz, que aconteceu recentemente em São Paulo.
A fonoaudióloga Leda Vasconcellos, orientada pelo professor Ailton Amélio da Silva, do Instituto de Psicologia da USP, apresentou um estudo chamado "Simulação de Flerte de Amizade: uma análise perceptivo-auditiva de Variações Vocais".
Ela listou, depois de experiências e simulações com 20 cobaias do desejo, quatro estilos básicos de conquistadores:
1) O sedutor: é o que imita ou parece com um locutor de aeroporto. Ele utiliza voz soprosa e fluida, volume de baixa intensidade, com pouca modulação, pausas silenciosas e prolonga as vogais numa atitute chamada de "inconscientemente sensual". No mundo do cinema, esse tipo seria algo como John Wayne, guiado por John Ford, claro.
2) Sedutor perigoso: a sua voz, segundo o estudo, deixa o ouvinte meio nocauteado. A conversação se inicia de forma soprosa e termina crepitante. A fonoaudióloga cita o caso de Pelé como exemplo nacional-popular dessa categoria.
3) Intimista: voz crepitante o tempo todo, com muitas pausas silenciosas e alguns sons ensurdecidos, deixando no ouvinte, segundo a tese, a sensação de que está revelando sentimentos íntimos. Não seria o caso de Marlon Brando e alguns momentos de Robert De Niro? Creio que sim.
4) Tipo Infantil: agudo, pausas silenciosas, maior variação de tons e um estilo de falar como criança. Seria um caso assim meio Dr. Smith, de Perdidos no Espaço? (Xico Sá)

e-mail: xico@uol.com.br

ONDE ENCONTRAR - Para maiores informações sobre o trabalho "Simulação de Flerte de Amizade...", entrar em contato com Ardek Comunicações pelo tel./fax 522.9128.

Texto Anterior: Natal para todos
Próximo Texto: oirártnoc oA; Marquês de Noel; Guichê errado; Trova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.