São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
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Espaço é o ponto forte do Sonata

Falta airbag no sedã de US$ 39 mil

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

Cara de importado de luxo, conforto acima da média e desempenho bem razoável. Nada mau para um modelo coreano que custa US$ 39 mil (cerca de R$ 43 mil), quase o mesmo valor de um nacional Chevrolet Omega CD.
Se quem olha o Hyundai Sonata GLS 3.0 V6 de fora fica atraído pelas linhas imponentes e sinuosas, é bom lembrar que o maior destaque do sedã está do lado de dentro.
O espaço é nota dez. Como o painel é construído próximo ao pára-brisa, proporciona uma sensação maior de conforto.
Atrás, a fartura de espaço é maior: passageiros de 1,80 m viajam sem raspar a cabeça no teto e com as pernas próximas, mas não grudadas, ao banco dianteiro.
Além disso, os ocupantes têm à disposição vários locais para guardar objetos, como porta-copos no painel, bolsa para revistas atrás dos bancos dianteiros, porta-mapas nas portas e pequenos espaços no console central.
Já o acabamento está longe de ter o mesmo nível de requinte e esmero de um Mercedes ou BMW, porém agrada bastante, levando em consideração o preço.
O valor inclui o câmbio automático, revestimento em couro (de um tipo mais simples que o dos importados alemães) de bancos, alavanca do câmbio e volante, piloto automático e regulagem de altura do volante, além do banco do motorista com ajuste lombar, de altura, distância e inclinação.
E, como não poderia faltar para um carro dessa categoria, há também ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico para vidros, espelhos e travas.
Entretanto o motorista mais atento sentirá falta de alguns pequenos mimos que são encontrados em carros dessa mesma faixa.
Não há itens de conforto como espelho no pára-sol do motorista, iluminação no espelho do passageiro e no porta-luvas, abertura do porta-malas de dentro do carro e até mesmo o brake-light, equipamento que aumenta a segurança contra colisões traseiras.
A ausência de airbags, no entanto, é indesculpável. Um Honda Civic, por exemplo, já vem com as duas bolsas infláveis e custa bem menos -a partir de R$ 27,5 mil.
E o pior é que o equipamento só é oferecido como opcional (US$ 900) e apenas para o motorista.
Versão mais simples
Além da GLS, o Sonata também é vendido na versão GL, que sai por US$ 31 mil. Traz motor menos potente -um quatro cilindros, com 2.000 cc e 16 válvulas que gera 139 cavalos de potência.
Também não vem com revestimento de couro, transmissão automática, banco traseiro dividido e rebatível, espelhos retrovisores elétricos, entre outros itens.
Nas duas versões, os freios antitravamento ABS são opcionais, que custam mais US$ 800.

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