São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Espaço é o ponto forte do Sonata Falta airbag no sedã de US$ 39 mil JOSÉ CARLOS CHAVES
Se quem olha o Hyundai Sonata GLS 3.0 V6 de fora fica atraído pelas linhas imponentes e sinuosas, é bom lembrar que o maior destaque do sedã está do lado de dentro. O espaço é nota dez. Como o painel é construído próximo ao pára-brisa, proporciona uma sensação maior de conforto. Atrás, a fartura de espaço é maior: passageiros de 1,80 m viajam sem raspar a cabeça no teto e com as pernas próximas, mas não grudadas, ao banco dianteiro. Além disso, os ocupantes têm à disposição vários locais para guardar objetos, como porta-copos no painel, bolsa para revistas atrás dos bancos dianteiros, porta-mapas nas portas e pequenos espaços no console central. Já o acabamento está longe de ter o mesmo nível de requinte e esmero de um Mercedes ou BMW, porém agrada bastante, levando em consideração o preço. O valor inclui o câmbio automático, revestimento em couro (de um tipo mais simples que o dos importados alemães) de bancos, alavanca do câmbio e volante, piloto automático e regulagem de altura do volante, além do banco do motorista com ajuste lombar, de altura, distância e inclinação. E, como não poderia faltar para um carro dessa categoria, há também ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico para vidros, espelhos e travas. Entretanto o motorista mais atento sentirá falta de alguns pequenos mimos que são encontrados em carros dessa mesma faixa. Não há itens de conforto como espelho no pára-sol do motorista, iluminação no espelho do passageiro e no porta-luvas, abertura do porta-malas de dentro do carro e até mesmo o brake-light, equipamento que aumenta a segurança contra colisões traseiras. A ausência de airbags, no entanto, é indesculpável. Um Honda Civic, por exemplo, já vem com as duas bolsas infláveis e custa bem menos -a partir de R$ 27,5 mil. E o pior é que o equipamento só é oferecido como opcional (US$ 900) e apenas para o motorista. Versão mais simples Além da GLS, o Sonata também é vendido na versão GL, que sai por US$ 31 mil. Traz motor menos potente -um quatro cilindros, com 2.000 cc e 16 válvulas que gera 139 cavalos de potência. Também não vem com revestimento de couro, transmissão automática, banco traseiro dividido e rebatível, espelhos retrovisores elétricos, entre outros itens. Nas duas versões, os freios antitravamento ABS são opcionais, que custam mais US$ 800. Texto Anterior: Carros novos ainda têm preço antigo Próximo Texto: Suspensão é macia demais Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |