São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá volta a negar à ONU acesso a palácios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O chefe da Unscom (Comissão das Nações Unidas para o Desarmamento do Iraque), Richard Butler, deixa hoje Bagdá sem ter cumprido o objetivo maior de sua missão: obter o acesso dos inspetores da ONU aos palácios presidenciais de Saddam Hussein.
O Iraque negou mais uma vez ontem a entrada dos integrantes da comissão nestes palácios. Butler disse, porém, que obteve alguns avanços em sua visita ao país.
"Classificamos as instalações delicadas em três categorias: os palácios presidenciais, as instalações de segurança e as instalações ligadas à soberania do país", afirmou. "Eles disseram que nunca darão acesso somente aos palácios."
Butler fará um relato ao Conselho de Segurança da ONU. Resolução do órgão determina que as sanções contra Bagdá só sejam suspensas após a Unscom certificar o fim de seu arsenal ilegal.

Texto Anterior: Argentina, Paraguai e Brasil atuarão juntos
Próximo Texto: EUA vacinarão tropas contra arma biológica; Kohl manifesta apoio a ministro da Defesa; Helicóptero de filho de Menem teria 16 tiros; Guiana pode eleger líder nascida nos EUA; Ataques deixam 22 mortos na Argélia; Naufrágio pode ter matado 60 na África
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.